Os golpes financeiros têm crescido nos últimos anos no Brasil e, de acordo com um levantamento feito pelo Jornal Estadão, só neste ano, estima-se que o prejuízo às pessoas seja de R$ 2,5 bilhões. Um golpe que tem sido cada vez mais comum é o do falso advogado, esse crime tem como principais vítimas servidores públicos ativos e inativos e aposentados/pensionistas. Na maioria dos casos, os golpistas utilizam informações reais obtidas em bancos de acesso público e pedem que as vítimas façam transações bancárias ou então passem dados pessoais.

Nos últimos anos, o SINDICONTAS/PR recebeu algumas denúncias de fraudes dessa natureza, que tinham como alvo servidores inativos, aposentados e pensionistas. Em uma delas, os golpistas enviavam cartas de Entidades às vítimas oferecendo serviços advocatícios relativos a um suposto valor retroativo a que os aposentados teriam direito a receber e pediam que fosse depositado um valor X, a título de custas. Em outra tentativa de golpe, que foi registrada ainda neste ano, criminosos ligavam e enviavam mensagens para filiados do sindicato, se passando por um escritório de advocacia. Nas duas ocasiões, o SINDICONTAS/PR alertou a todos sobre a fraudes através de seus canais de canais de comunicação.

Devido a esse aumento de casos de golpes, a OAB Paraná, em parceria com todas as Subseções, lançou uma campanha para orientar a sociedade e os profissionais de advocacia contra o golpe do falso advogado. Entre as principais orientações feitas pela entidade nesta campanha está a atualização de dados de escritórios ou advogados em suas respectivas seccionais, para que seus nomes não sejam utilizados indevidamente, e sempre manter os clientes em alerta, para que não sejam vítimas de golpe.

Para reforçar o trabalho e definir ações efetivas que evitem esse tipo de golpe, a OAB Paraná também disponibilizou um canal para denúncias que pode ser utilizado pelas vítimas, além disso, a Polícia Civil do Paraná está investigando quadrilhas de golpistas que se passam por advogados e escritórios de advocacia, que têm como vítimas pessoas que possuem processos trabalhistas e previdenciários e, através de mensagens enviados por WhatsApp tentam enganá-las.

Alertamos mais uma vez aos nosso filiados, servidores ativos e inativos que qualquer proposta ilusória de Ações Judiciais referentes a tal valor consiste em fraude e os responsáveis poderão ser responsabilizados criminalmente. O SINDICONTAS/PR ainda adverte que é a entidade competente para ajuizar ações coletivas em nome de toda a categoria, possuindo um departamento jurídico qualificado para tal. Ressaltamos também que, caso algum filiado receba propostas suspeitas, é recomendado que denuncie a fraude às autoridades competentes e enviem cópias ao Sindicato para tomarmos as devidas providências.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress