Matéria original/imagem: Pública Central do Servidor
A Pública Central do Servidor compareceu nesta segunda-feira, 28, à abertura do 3° Fórum Internacional Tributário, representada pelo presidente José Gozze e o 2° vice-presidente Wanderci Polaquini.
O FIT 2023, com o tema “Perspectivas da tributação progressiva no Brasil e a experiência internacional”, será realizado de 28 a 30 de agosto no Brasil 21 Cultural, Auditório 3, em Brasília.
O presidente da ANFIP, Vilson Romero, que também preside a Pública Região DF, deu as boas-vindas para o público presente:
“A ANFIP, com as entidades parceiras e apoiadoras, tem se dedicado a debater a estrutura de impostos, taxas e contribuições do Brasil desde 2016, quando demos início ao projeto Reforma Tributária Solidária, em minha primeira gestão frente à entidade nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.
Saudamos os avanços nesse debate já ocorrido no Congresso Nacional, mas entendemos que há muito ainda a fazer para colocarmos, de fato, o pobre no orçamento e o rico no imposto de renda.
Esperamos que a Casa revisora se debruce no aperfeiçoamento às medidas de simplificação tributária já aprovadas, mas que ainda necessitam de ajustes na mitigação da excessiva centralização que pode colocar em risco o pacto federativo e na falta de garantias expressas de recursos para a Seguridade Social, maior instrumento de redução da desigualdade social neste nosso país continente.
Os parlamentares devem se preocupar com o festival de benesses setoriais concedidos nas derradeiras votações que podem tornar a alíquota efetiva do IVA uma das maiores do planeta, assim como as medidas que ainda permitem perdurar a infindável guerra fiscal entre os entes federados.
Tudo isto e muito mais debateremos neste evento, com a presença de especialistas e autoridades nacionais e do exterior. A ANFIP se orgulha de estar protagonizando essa oportunidade junto com todas as entidades parceiras e apoiadoras, em defesa da justiça fiscal e do interesse de toda a sociedade e, especial, dos cidadãos brasileiros, contribuintes ou não. Excelente evento a todos!”