Matéria original/imagem: Monitor do Mercado

A EY foi proibida de fazer novas auditorias na Alemanha pelo órgão regulador do país nesta segunda-feira (3) e terá que pagar uma multa de 500 mil euros. A empresa foi responsável pela auditoria da empresa Wirecard entre 2016 e 2018 — quando houve um rombo bilionário em suas contas.

A EY (antiga Ernst & Young) é uma das big four, as quatro maiores auditorias do mundo, responsáveis por checar as contas de quase todas as empresas com ação em Bolsa. Além dela, as big four são PwC (PricewaterhouseCoopers), Deloitte e KPMG.

Em um e-mail divulgado pela imprensa, a EY afirma que a Apas, entidade reguladora, informou que uma investigação sobre a companhia havia sido finalizada e que estariam impedidos de realizar novas auditorias para empresas de interesse público pelos próximos dois anos. 

Além da EY, a Apas comunicou que também aplicou sanções a mais cinco auditores individuais. 

A Wirecard, empresa dos serviços financeiros, entrou com pedido de insolvência em junho de 2020, devendo aos seus credores cerca de US$ 4 bilhões, logo após divulgar um rombo bilionário em suas contas. 

Segundo a EY, o rombo teria sido resultado de uma fraude global sofisticada. 

A Wirecard foi fundada em 1999 processando pagamentos online para jogos de azar e sites de conteúdo adulto, anos depois, tornou-se uma fintech que integra o grupo de blue chips DAX, a Bolsa da Alemanha. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress