Amauri Perusso, presidente da FENASTC, alertou recentemente para o comprometimento do Sistema de Controle Externo Brasileiro devido à falta de critérios constitucionais na seleção de conselheiros e conselheiras e ao afastamento da participação da cidadania nesse processo.
"A falta de critérios – exigidos constitucionalmente – para escolha de Conselheiros e Conselheiras e o afastamento da possibilidade de participação da Cidadania nesse processo, compromete gravemente o Sistema de Controle Externo Brasileiro.”
Amauri Perusso, Presidente da FENASTC
Essa declaração ocorre em um momento de crescente polarização política e desconfiança no sistema político. Em face desse cenário, servidores dos Tribunais de Contas têm a responsabilidade de assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, uma tarefa de vital importância para a moralidade das investigações e para a justa avaliação das contas públicas.
Os servidores, que entendem melhor do que ninguém a importância de seu trabalho, são a linha de frente na luta contra a corrupção e o desperdício de recursos públicos. Eles desempenham um papel essencial na manutenção da integridade do sistema político e na reconquista da confiança da sociedade nas instituições governamentais.
Para aprimorar ainda mais sua atuação, os servidores devem continuar aperfeiçoando suas habilidades e conhecimentos. Além disso, devem manter a ética e a transparência como seus valores principais. Sua integridade permite que realizem seu trabalho de maneira eficaz e é o que sustenta a confiança da sociedade em suas ações.
A independência e a autonomia também são fundamentais. Os servidores devem ter a liberdade para conduzir suas investigações sem interferências políticas e devem ter acesso a todas as informações necessárias para o seu trabalho.
No âmbito desse esforço, o SINDICONTAS/PR tem trabalhado incessantemente para assegurar os direitos dos servidores. Com o objetivo de proporcionar condições de trabalho adequadas e justas, o SINDICONTAS/PR celebra a conquista da Revisão Geral Anual de 2022, um marco importante na valorização do trabalho desses profissionais.
O SINDICONTAS/PR reafirma seu compromisso de defender incansavelmente a dignidade e os direitos que todos os servidores merecem, sempre lutando por melhores condições para que possam desempenhar suas funções com a eficiência necessária.
Os servidores são incentivados a continuar desempenhando seus papéis com dedicação e profissionalismo, sempre buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Unidos, têm o poder de fazer a diferença e contribuir para a construção de um Brasil mais justo e transparente.
O SINDICONTAS/PR agradece e reconhece o esforço de todos os servidores que se dedicam à missão de garantir a correta aplicação dos recursos públicos, reiterando seu compromisso de apoio a cada um deles.
Com sincero apreço,
SINDICONTAS/PR